terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

9

Within our Gates – 1920

Após cinco anos desde a criação de Griffith, “O Nascimento de uma nação”, Micheaux, o pai do cinema afro-descendente, cria essa que é quase uma contra-resposta a ele. Within our Gates (Tradução literal: Dentro de nossos portões) conta a história de Sylvia Landry, uma professora sulista negra que viaja ao Norte para levantar fundos para a sua escola. Nessa jornada, conhecemos vários personagens que vão se ligando com o passar do tempo, o que torna a trama muito mais concreta. É um filme bastante contundente, com uma duração razoável e é bem realista para a época, de uma forma mais polida. A atuação de Evelyn Peer (Sylvia), ainda assim, é muito convincente, principalmente em uma das cenas finais, onde há uma luta entre ela e um branco.

Destaque para o Reverendo Ned, que protagoniza uma das cenas mais engraçadas do filme, e a extremamente racista Geraldine Stratton (Bernice Ladd), que tenta convencer a benfeitora Elena Warwick (Mrs. Evelyn) a não ajudar Sylvia em sua busca por recursos à escola para negros.
É um filme não muito bom, mas sua aparição no livro deve-se ao fato de ser uma divisória para os afro-descendentes, que até então não tinham um filme representativo sobre eles no cinema, a não ser a afronta de Griffith, sobre o KKK. E um fato interessante acerca desse filme é que ele ficou perdido por muito tempo (uns 70 anos, para ser mais exata) e só depois ele foi redescoberto na Filmoteca Espanhola em Madri, e restaurado posteriormente. Algumas cenas se perderam e outras foram censuradas, mas o filme ainda é um marco para o cinema.
 
3 estrelas para ele!

EUA/ Mudo P&B/ 79 min.
Direção: Oscar Micheaux
Produção: Oscar Micheaux
Roteiro: Oscar Micheaux, Gene DeAnna
Música: Phillip Carli

Elenco:

Evelyn Preer
Flo Clements
James D. Ruffin
Jack Chenault
William Smith
Charles D. Lucas
Bernice Ladd
Mrs. Evelyn
William Stark
Mattie Edwards
Ralph Johnson
E.G Tatum
Grant Edwards
Grant Gorman

Um comentário:

  1. Olá,

    Que bom que gostou. Estamos seguindo a ordem por gênero, mais ou menos passando pelos primeiros de cada gênero...

    Adicionarei seu blog lá quando eu for mexer na lateral...

    Abraços...

    ResponderExcluir