Lírio Partido (Broken Blossoms ou The Yellow Man and the Girl) – 1919
É incrível como um diretor pode ir de extremo a extremo sem perder a beleza e a elegância em suas habilidades para tal feito (mesmo com um baixo orçamento e com um resquício de fama racista). Baseado no livro Limehouse Nights, de Thomas Burke, Lírio Partido me surpreendeu por ser um dos primeiros filmes mudos que vi até agora que não precisou da fala, de fato. Tudo acontece em um lirismo tão exuberante que a imagem se torna a única coisa que importa no filme, e as expressões dos personagens prendem o espectador até o fim. Lillian Gish, que disparada, é o grande destaque desse filme, mostra que não é à toa que tem uma parceria tão frutífera com D.W Griffith. Achava que a parceria mais harmoniosa que já existiu no cinema era a de Tim Burton e Johnny Depp, mas agora tenho minhas dúvidas quanto a isso (e sou suspeita pra falar, pois Scorcese e De Niro também fazem uma grande parceria).
Seja em Nascimento de uma nação, seja em Lírio Partido, Griffith e Lillian completam seus filmes me modo singular. Mas não é só ela que merece todos os créditos. Donald Crisp como o pai violento e alcoólatra, fez um excelente papel, além de, claro, Richard Barthelmess, como o Chinês viciado em ópio, que conserva um amor puro e sagrado pela protagonista. Os únicos contras são que Richard não era de fato chinês, então algumas partes ficaram um pouco falsas (ele parecia sempre mais com sono do que chapado), e sobre uma pitada de racismo, muito sutil.
Filmes como esse devem ser apreciados como poesia pura, e como uma verdadeira obra de arte. O cenário, lúgubre e com um glamour estonteante, juntamente com a música e todos os elementos que compuseram o filme, fez com que uma história simples se tornasse absurdamente fantástica. Mais um filme de Griffith, que, para mim, é a obra mais bela de sua carreira. Estou me surpreendendo positivamente com esse livro, por achar grandes preciosidades como essa.
EUA / Mudo P&B (colorizado)/ 90 min
Direção: D.W. Griffith
Produção: D.W. Griffith
Roteiro: Thomas Burke, D.W. Griffith
Fotografia: G.W. Bitzer
Direção: D.W. Griffith
Produção: D.W. Griffith
Roteiro: Thomas Burke, D.W. Griffith
Fotografia: G.W. Bitzer
Música: D.W Griffith
Elenco
Lillian Gish - Lucy Burrows
Richard Barthelmess - Cheng Huan
Donald Crisp - Battling Burrows
Arthur Howard
Edward Peil Sr.
George Beranger
Norman Selby
Elenco
Lillian Gish - Lucy Burrows
Richard Barthelmess - Cheng Huan
Donald Crisp - Battling Burrows
Arthur Howard
Edward Peil Sr.
George Beranger
Norman Selby
Nenhum comentário:
Postar um comentário