sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

8

Inocente Pecadora (Way Down East) – 1920

O que dizer? É simplesmente mais uma grande obra desse gênio chamado Griffith, um diretor além do seu tempo. Um ano depois do grande “Lírio Partido”, Griffith retoma sua fórmula com o casal de protagonistas Lillian Gish e Richard Barthelmess, com a mesma química arrebatadora. Para a época, é uma história bem polêmica, sobre uma mulher que é enganada por um falso casamento e fica grávida, solteira. Porém, digo que é um tema bem atual, que poderia muito bem ter um remake (apesar de achar que remakes normalmente estragam as obras).

A atuação de Richard é mais convincente nesse longa, por não precisar fazer um papel de outra etnia. E devo dizer que ele está no auge de sua beleza, também haha. Lillian Gish dispensa comentários, pois sempre realiza um espetáculo de atuação atrás do outro. Destaques para o clímax final, onde há uma grande tensão (já que de Griffith pode-se esperar de tudo), com uma montagem genial e cenas de perspectiva e de longe, ponto forte do diretor; e para a dança, na segunda parte do filme. Destaque também para o figurino, principalmente no início, onde de cara, Anna Moore (Gish), após chegar na casa dos primos e se trocar para a festa da sociedade, aparece com um vestido estonteante elaborado pela Tia. Numa versão meio Cinderela, a Tia o faz para causar ciúmes em duas irmãs, primas de Anna. Gish me lembrou o jeito de Julie Andrews em Noviça Rebelde, logo na chegada da casa, antes da troca.

Uma boa atuação também ficou por conta do personagem Sanderson (Lowell Sherman), um perfeito canastrão mulherengo. Para quem gosta de romance e melodrama, é uma boa pedida. Claro que há toda a questão da imagem ruim, da falta de diálogos e da extensão do filme, mas as duas partes de Way Down East dispensam esses fatores e os tornam secundários. É mais uma obra prima desse diretor, do qual me tornei fã, nessa trajetória do livro.



Comentário à parte: Achei ousado o final, para a época, onde aparece um homem dando selinho em outro, e as mulheres também (mas nada que chegue aos pés da quase nudez de “Intolerância”).
Comentário à parte 2: Não gosto do jeito como R. Barton Palmer, um dos colaboradores do livro, escreve. Ele simplesmente conta toda a história na página, fazendo pouquíssimos comentários.
5 estrelas para ele, apesar de não ser tão fã de romances.

EUA / Mudo P&B / 100min (pelo livro. Nos meus cálculos, dá mais ou menos 150 min)
Direção: D. W. Griffith
Produção: D.W. Griffith 
Roteiro: Anthony Paul Kelly, Joseph R. Grismer, D. W Griffith, baseado nas peças Way Down East, de Joseph Grismer e William A. Brady, e Annie Laurie, de Lottie Blair Parker.
Fotografia: G.W. Bitzer
Música: Louis Silvers     

Elenco

Lillian Gish ...
Anna Moore
Richard Barthelmess ... David Bartlett
Lowell Sherman ... Lennox Sanderson
Burr McIntosh
Kate Bruce
Mary Hay 
Creighton Hale
Emily Fitzroy  
Porter Strong
George Neville
Edgar Nelson
Norma Shearer 



DOWNLOAD (Torrent + Legenda)

Um comentário:

  1. AAHHHHHHHHHHHHHHHHHH!
    Cade o post sobre o filme mais intediante do mundo? T.T
    eu vim xeretar aqui pra ver o teu post sobre o fantasma e não achei xD
    Eu qero o post! Eu qero o post! *faz birra*


    Bjs Tatiiii... e boa sorte nessa lista do demo ._. (tem cada filme aí)
    Não esqece do post sobre o fantasma da opera :)

    ResponderExcluir