terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

6

O gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet Des Dr. Caligari) - 1919

Final da década de 1910, Robert Weine retoma métodos de Méliès com um cenário totalmente inovador e maluco, e bem moderno para a época. Esse filme é um importante precursor do terror, pois serviu de inspiração em muitos detalhes para filmes consagrados, como Drácula. É também um dos primeiros filmes Impressionistas Alemães, e um dos melhores, por isso o seu espaço de duas páginas no livro. Aplaudo de pé a atuação do Werner Krauss (Dr. Caligari), e, claro, a do primeiro emocore/gótico do cinema hahaha! Brincadeiras à parte, Cesare (Conrad Veidt) é um sonâmbulo que é induzido a cometer assassinatos pelo Dr. Caligari. Ele é como um cadáver, ou um vampiro (novamente citando Drácula), que dorme dentro de um caixão, e são esses dois os que mais me mantiveram vendo o filme. Apesar de o personagem principal, Francis (Friedich Feher), ter feito um bom trabalho, os que roubaram a cena de verdade foram a dupla já citada.
O que eu achei fantástico foi o brilhantismo do cenário feito por Hermann Warm, que se encontra hoje no museu de cinema Henri Langlois, em Paris. A perspectiva e a distribuição dos personagens deram ao filme algo novo para o cinema da época. O trabalho da câmera também é bem interessante, muitas vezes com closes nos personagens, mas basicamente sempre voltada para o centro do cenário, onde o ator pode interagir e locomover-se como quiser, remetendo ao teatro. Também vale a pena a trilha sonora, que mantém o clima de terror. Destaque para o final, que é bem inesperado. Confesso que queria vê-lo de novo para compreender melhor essa obra, mas como não tenho tempo, vamos adiante!
 Ele é um pouco parado, pelo fato de ser mudo, porém vale a pena ser visto antes de morrer.
4 estrelas! 

Alemanha/ Mudo P&B (colorizado)/ 71min
Direção: Robert Weine
Produção:  Rudolf Meinert e Erich Pommer
Roteiro:  Hans Janowitz e Carl Mayer
Fotografia: Willy Hameister
Música: Alfredo Antonini, Giuseppe Becce, Timothy Brock,
Richard Marriott, Peter Schirmann, Rainer Viertlböck
         
Elenco:

Werner Krauss - Dr. Caligari
Conrad Veidt - Cesare
Friedrich Feher - Francis 
Lil Dagover - Jane Olsen
Hans Heinrich von Twardowski
Rudolf Lettinger 
Rudolf Klein-Rogge


DOWNLOAD (Torrent + legenda)

Um comentário:

  1. Um dos melhores filmes do expressionismo alemão. Não sei dizer quem estava melhor neste filme, se Werner Krauss ou Conrad Veidt (que na minha humilde opinião, é um dos melhores atores de sua época). Um filme indispensável pra quem gosta de cinema.

    ResponderExcluir