O gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet Des Dr. Caligari) - 1919
Final da década de 1910, Robert Weine retoma métodos de Méliès com um cenário totalmente inovador e maluco, e bem moderno para a época. Esse filme é um importante precursor do terror, pois serviu de inspiração em muitos detalhes para filmes consagrados, como Drácula. É também um dos primeiros filmes Impressionistas Alemães, e um dos melhores, por isso o seu espaço de duas páginas no livro. Aplaudo de pé a atuação do Werner Krauss (Dr. Caligari), e, claro, a do primeiro emocore/gótico do cinema hahaha! Brincadeiras à parte, Cesare (Conrad Veidt) é um sonâmbulo que é induzido a cometer assassinatos pelo Dr. Caligari. Ele é como um cadáver, ou um vampiro (novamente citando Drácula), que dorme dentro de um caixão, e são esses dois os que mais me mantiveram vendo o filme. Apesar de o personagem principal, Francis (Friedich Feher), ter feito um bom trabalho, os que roubaram a cena de verdade foram a dupla já citada.
O que eu achei fantástico foi o brilhantismo do cenário feito por Hermann Warm, que se encontra hoje no museu de cinema Henri Langlois, em Paris. A perspectiva e a distribuição dos personagens deram ao filme algo novo para o cinema da época. O trabalho da câmera também é bem interessante, muitas vezes com closes nos personagens, mas basicamente sempre voltada para o centro do cenário, onde o ator pode interagir e locomover-se como quiser, remetendo ao teatro. Também vale a pena a trilha sonora, que mantém o clima de terror. Destaque para o final, que é bem inesperado. Confesso que queria vê-lo de novo para compreender melhor essa obra, mas como não tenho tempo, vamos adiante!
Ele é um pouco parado, pelo fato de ser mudo, porém vale a pena ser visto antes de morrer.
Alemanha/ Mudo P&B (colorizado)/ 71min
Direção: Robert Weine
Direção: Robert Weine
Produção: Rudolf Meinert e Erich Pommer
Roteiro: Hans Janowitz e Carl Mayer
Fotografia: Willy Hameister
Música: Alfredo Antonini, Giuseppe Becce, Timothy Brock,
Roteiro: Hans Janowitz e Carl Mayer
Fotografia: Willy Hameister
Música: Alfredo Antonini, Giuseppe Becce, Timothy Brock,
Richard Marriott, Peter Schirmann, Rainer Viertlböck
Elenco:
Werner Krauss - Dr. Caligari
Conrad Veidt - Cesare
Friedrich Feher - Francis
Lil Dagover - Jane Olsen
Elenco:
Werner Krauss - Dr. Caligari
Conrad Veidt - Cesare
Friedrich Feher - Francis
Lil Dagover - Jane Olsen
Hans Heinrich von Twardowski
Rudolf Lettinger
Rudolf Lettinger
Um dos melhores filmes do expressionismo alemão. Não sei dizer quem estava melhor neste filme, se Werner Krauss ou Conrad Veidt (que na minha humilde opinião, é um dos melhores atores de sua época). Um filme indispensável pra quem gosta de cinema.
ResponderExcluir