quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

26


O Fantasma da Ópera (The Phantom Of the Opera) – 1925



Talvez a minha avaliação para esse filme seja prejudicada, pois o vi com uma cópia muito ruim e sem um final, que tive que assistir no youtube, em uma versão melhorada (imagem melhor). Devo dizer que tem muitas partes boas, como as cenas finais, closes dramáticos e atuações bem contundentes e não tão exageradas, como a protagonista de Nosferatu, em comparação.
Contudo, há várias observações negativas que impedem a apreciação total dessa que é a versão mais fiel à obra de Gaston Leroux. Uma delas é a atuação de Norman Kerry, como Raoul,  o amante que tenta salvar sua prometida das garras do Fantasma da Ópera (Lon Chaney), o homem de cara horrenda, que perambula pelos lugares mais sórdidos e escondidos do submundo da Ópera de Paris. Tendo ou não o personagem, não faria diferença, visto que ele se torna totalmente apagado pelas atuações de Lon Chaney e Mary Philbin (Christine). Esta se mostra uma perfeita vítima, assustada e com medo, porém firme e não tão frágil quanto se espera (a cena em que ela se joga do carro pode comprovar isso). Há também uma direção arrastada de Rupert Julian e Lon Chaney, que nos faz sentir que, ao invés de quase 2h de filme, tenha quase o  dobro.
As partes boas são definitivamente os cenários lúgubres e  funestos, misturados com as luxuosas instalações da Ópera, juntamente com a caracterização de Lon Chaney, que eterniza uma das mais horrendas performances de Fantasma da Ópera da história do cinema (diferentemente da sexy versão de 2004, protagonizada por Gérard Butler). Não posso deixar de comparar sua atuação com o personagem Nosferatu (Max Schreck), que da mesma forma, eternizou este horrenda criatura que vive sob as sombras.

3 estrelas para ele, novamente dizendo que esta avaliação pode estar prejudicada. Mas não chegaria a 5 estrelas nem com a versão boa. 


EUA/ P&B/Cor (Technicolor de duas cores)/ 93 min
Direção: Rupert Julian, Lon Chaney
Produção: Carl Laemmle
Roteiro: Gaston Leroux
Fotografia: Milton Bridenbecker, Virgil Miller, Charles Van Enger
Música: Gustav Hinrichs (versão de 1925); David Broekman, Sam Perry,
William Schiller (versão de 1929)

Elenco:
Lon Chaney
Mary Philbin
Norman Kerry
Arthur Edmund
Carewe
Gibson Gowland
John St. Polis
Snitz Edwards


2 comentários:

  1. Maravilha de Blog!!!!!! Já está devidamente colocado na minha página principal entre os "Blogs que sigo"!!!!!!!

    ResponderExcluir