domingo, 13 de março de 2011

13

Dr. Mabuse, O Jogador/O Inferno do Crime (Dr. Mabuse, Der Spieler/Inferno des Verbrechens) – 1922

Em uma mistura de “Os Vampiros” com “O gabinete do Dr. Caligari”, Dr. Mabuse tem uma trama engenhosa, deslumbrante e cheia de ação. Apesar disso, há certo cansaço do espectador, não por ser um filme ruim, mas, talvez, por suas 4 horas de duração, que poderiam, com certeza, terem sido reduzidas a 2. Fritz Lang, entretanto, não deve ser menosprezado, e muito pelo contrário, ser eternizado por essa criação épica.
Dr. Mabuse (Rudolf Klein-Rogge) é um “mestre dos disfarces”, que tem um único propósito: ganhar dinheiro com o seu poder psíquico, que é a manipulação da mente humana a seu favor. Já de início, temos uma cena incrível, de um assalto a um documento dentro de um trem. E avançando na trama, adentramos no mundo dos jogos clandestinos, drogas e mulheres bonitas. Nesse mundo, também entra O Advogado do Estado von Wenk (Bernhard Goetzke), que desde o início tenta capturar o vilão que intitula o filme, mas que não sabe nem o nome do mesmo, até quase o fim da primeira parte.
Klein-Rogge surpreende o espectador com a memorável atuação de um psiquiatra meio maluco, que consegue tudo o que quer. Suas expressões são marcantes e impactantes, e isso dá certa sustentação ao filme, visto que os demais atores são bem inferiores a ele, à exceção de Bernhard, que tem seus bons momentos. Os grandes destaques do filme são para as cenas finais, onde vemos Mabuse num delírio frenético, vendo adornos de parede sendo transformados em maquinários sinistros, e também para a cena que muito nos remete ao Dr. Caligari, onde há cenas garrafais invadindo a tela, repetidas vezes. Além da música, que sem esquecer de mencionar, dá ao filme um ritmo melhor, algo a mais além da história, para não tornar a experiência cinematográfica insuportável.
É um filme muito bom, e deve ser imortalizado na história do cinema por ser violento, intenso, ousado (com algumas cenas de nudez), com clichês, previsível e doido, mas principalmente, por tudo isso interligado de maneira magistral. Mas prepare-se para gastar 4h do seu tempo nele!
4 estrelas! 

Alemanha/Mudo P&B/95 min (parte 1); 100 min. (parte 2)
Direção: Fritz Lang
Produção: Erich Pommer
Roteiro: Norbert Jacques, Fritz Lang,
Thea von Harbou
Fotografia: Carl Hoffmann
Música: Konrad Elfers

Elenco:

Rudolf Klein-Rogge
Alfred Abel
Aud Egede Nissen
Gertrude Welcker
Bernhard Coetzke
Kuhn Forster-Larrinaga Paul Ritchterll
Hans Adalbert Schlettow
Georg John
Grete Berger Julius Falkenstein.
Lydia Potechina
Anita Berber
Paul Biensfeldt
Karl Platen

Nenhum comentário:

Postar um comentário